terça-feira, 21 de maio de 2013

O norte-americano Buck Weimer inventou a calcinha anti-pum para salvar seu casamento. A esposa do psicólogo aposentado, Arlene, tinha um problema de saúde chamado doença de Crohn, um distúrbio inflamatório crônico que afeta todo o trato digestivo, causando diarreia, dor abdominal e… agravamento do mau cheiro da flatulência. Os frequentes e fedidos puns da mulher durante as noites estavam tirando Buck do sério. Ele então decidiu encontrar outra solução (que não o divórcio) para sua relação conjugal.

A calcinha anti-pum nada mais é do que uma roupa de baixo com um filtro removível na parte de trás. Weimer se baseou nos filtros de máscaras respiratórias usadas por funcionários de minas de carvão. O problema do casamento foi resolvido e hoje o casal vive da venda das calcinhas e cuecas. A calcinha anti-pum rendeu-lhe o prêmio Ig Nobel de 2001 na categoria Biologia. As peças estão à venda desde 2006, pelo site virtual da Under-ease, que entrega no mundo todo. Cada uma sai por, em média, 25 dólares (50 reais).

O Prêmio Ig Nobel foi criado em 1991 pelos norte-americanos Marc Abrahams e Stanley Eigen, editores da revista de humor Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável). O troféu tem como objetivo contemplar pesquisas que “não deveriam ter sido feitas e que não podem ou não devem ser repetidas”. Segundo seus criadores, o prêmio primeiro faz as pessoas rirem e, depois, pensarem. O nome do prêmio homenageia Ignatius Nobel, um suposto parente distante do químico sueco Alfred Nobel.
Confira outras invenções malucas que também ganharam o troféu:
Ig Nobel de Economia – 2005

A pesquisadora Gauri Nanda do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) inventou um despertador que corre e se esconde, obrigando os dorminhocos a levantar da cama. O relógio, batizado de “Clocky”, aumentaria a produtividade dos preguiçosos.
Ig Nobel da Paz – 2006

Howard Stapleton inventou um aparelho capaz de produzir sons captados apenas por ouvidos adolescentes. Utilizado como toque de celular, a invenção pode transformar as escolas em ambientes mais pacíficos, uma vez que professores não ouviriam quando seus alunos recebessem chamadas telefônicas no horário de aula.
Ig Nobel da Paz – 2007

Faça amor, não faça guerra! O Exército dos EUA desenvolveu uma arma química que faz com que soldados inimigos sintam-se sexualmente atraídos uns pelos outros.
Ig Nobel de Economia – 2007

Kuo Cheng Hsieh criou um aparelho que joga uma rede sobre ladrões de bancos.
Ig Nobel de Saúde Pública – 2009

Pesquisadores capitaneados por Elena Badnar inventaram um sutiã que, em caso de emergência, se transforma em um par de máscaras anti-gases tóxicos. O invento foi patenteado.
Ig Nobel de Química – 2011

Japoneses foram premiados pela invenção do “alarme de wasabi” (raiz forte), em que o tempero é utilizado para acordar pessoas em casos de incêndios ou outras emergências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário